O CEEJA/MS (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Profª Ignês de Lamônica Guimarães), em Campo Grande, lançou projeto inovador voltado para o incentivo à leitura entre seus estudantes e comunidade escolar, trata-se do Clube do Livro, idealizado pela professora e doutoranda em Estudos de Linguagens Kelly Loureiro.
A iniciativa abrange o Centro sede e todos os polos de apoio presencial, contando com a participação ativa das equipes docente, gestora, pedagógica e administrativa. O Clube do Livro funcionará durante o segundo semestre de 2024 e inclui atividades como a seleção e publicação de materiais de leitura, interação no blog do Clube do Livro e reuniões virtuais para discussão dos textos lidos.
"O projeto Clube do Livro surgiu como proposta de incentivar o hábito da leitura, valorizando as experiências, culturas e histórias que nossos estudantes da EJA possuem, contribuindo exponencialmente para um pensamento crítico e reflexivo. O Clube do Livro é aberto a toda comunidade, envolvendo equipe pedagógica, administrativa, estudantes e todos aqueles que quiserem se aventurar no mundo da leitura. Uma prática saudável e prazerosa, que visa promover o enriquecimento cultural e social de todos os participantes", destaca o diretor Mauro Matsuo Yamazato.
Cronograma
O cronograma de ações do projeto já está em andamento, com a criação do blog e o início do período de inscrições, que permanecerão abertas durante o semestre. A partir do dia 2 de setembro, os participantes serão integrados a um grupo no WhatsApp, onde receberão informações e materiais para leitura.
Entre os dias 6 de setembro e 3 de dezembro, o Clube do Livro promoverá reuniões mensais para discussão das leituras realizadas, proporcionando aos participantes um espaço de interação, socialização e criticidade. O projeto também contará com enquetes no grupo para que os estudantes escolham os gêneros literários que desejam explorar, tornando o processo de leitura mais democrático e envolvente.
Além de fortalecer o hábito da leitura, o Clube do Livro busca integrar diferentes áreas do conhecimento, com a colaboração de professores parceiros e da equipe pedagógica. A professora idealizadora do projeto acredita que "esta abordagem interdisciplinar garantirá uma experiência rica e abrangente para todos os participantes", enfatiza Kelly.
O projeto também visa à inclusão, oferecendo um repositório de literatura surda e mídias com traduções em Libras, garantindo que todos os estudantes possam participar plenamente e desfrutar dos materiais oferecidos.
Convite
O CEEJA convida todos os seus estudantes a se inscreverem no Clube do Livro e embarcarem nessa jornada literária. Para se inscrever, os interessados podem clicar aqui ou acessar as redes sociais do CEEJA Profª Ignês de Lamônica Guimarães e preencher o formulário de inscrição. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da escola.
Link de inscrições para Clube do Livro https://forms.gle/mBnk5JdTVpvfb9Cu8
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar