A Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, em Rio Verde de Mato Grosso, realizou ações inclusivas pedagógicas com os estudantes, trata-se de pesquisa e debate em sala de aula sobre impactos em ambientes naturais e comemoração do Dia do Surdo
Pesquisa e debate
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Unidade Curricular I – Biologia Em Evidência: Genética, Ambiente e Saùde – realizaram pesquisa e debates em sala sobre ações dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
O objetivo é avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses das populações e e dos ecossistemas – biogeografia, por intermédio de gráficos a exploração e uso de recursos naturais, como problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água.
De acordo com professor Douglas Willian, os estudantes trabalharam os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), refletindo sobre os recursos renováveis e não renováveis, como a criação de um robô de captação de energia solar.
Dia do Surdo
De acordo com a professora responsável pela atividade Lilian Castro, o Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
"A data é importante para que a sociedade entenda cada vez mais a necessidade da inclusão das pessoas surdas, seja no mercado de trabalho, no convívio cotidiano, na mídia e na regulamentação de políticas públicas que beneficiem quem convive com a surdez", lembra professora de apoio Andriele Reis, que trabalhou o tema com os estudantes.
O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.