O MEC (Ministério da Educação), por meio da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), SEB (Secretaria de Educação Básica) e AII (Assessoria de Assuntos Internacionais) está com inscrições abertas para Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
A seleção tem como objetivo escolher 81 jovens brasileiros que representarão seus estados, sendo 3 (três) por Unidade da Federação, na etapa nacional do PJM de 2024 a 2026. Os jovens selecionados participarão da etapa de formação e seleção para a etapa internacional do Programa, que visará à elaboração e a divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa que reúne jovens de países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além de outros países associados) para discutir e propor políticas públicas sobre questões que afetam a juventude. Criado em 2010, o Parlamento busca fomentar a participação política dos jovens, promover o intercâmbio cultural e fortalecer a cidadania.
Nesse sentido, os jovens serão responsáveis pela elaboração de projetos que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul no campo da educação com o tema "A integração regional e as mudanças climáticas".
Objetivos do PJM
O Parlamento Juvenil do Mercosul visa favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
Ademais, o PJM se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem pode participar?
Adolescentes e jovens que estejam devidamente matriculados e frequentando regularmente, no ano de 2024, o 1º ou 2º ano do Ensino Médio.
Como se inscrever?
Os jovens interessados em participar desta Seleção deverão acessar o formulário de inscrições, que está disponível no link https://www.gov.br/mec/pt-br/pjm
O Parlamento Juvenil do Mercosul reforça a importância do engajamento dos jovens em debates que são cruciais para o futuro da região. Nesse sentido, proporciona aos participantes uma rica e singular experiência democrática de desenvolvimento de habilidades interpessoais e reflexão crítica.
Adersino Junior, SED