A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Trâs Lagoas, comemorou, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, que inspira a ONU (Organização das Nações Unidas) nas discussões sobre a pobreza e a fome no mundo, sendo que neste ano o tema foi "Direito aos alimentos por um futuro e uma vida melhores".
Na unidade escolar, a direção colegiada tem levado muito a sério a produção da merenda escolar, no sentido de oferecer um cardápio saudável, com frutas e verduras, bem como oportunizar aos estudantes que desfrutem de pratos saborosos e bem-preparados.
Contando com uma equipe de merendeiros muito dedicados, o esforço coletivo nesse processo se inicia desde a elaboração do cardápio no sistema Cheff Escolar/SED, passando pelo diálogo com os fornecedores e na escuta às preferências dos estudantes. Obviamente, o cardápio contempla uma variedade de pratos, tais como macarronada, galinhada, baião de três e o delicioso feijão dos pratos nacionais. Mas a escola vem lançando um olhar mais aprimorado na questão da merenda, observando como seria possível melhorar, sob o prisma do corpo discente.
A presidente da APM Angélica Aparecida Mendes de Souza faz questão de ressaltar a importância desse olhar focado em um objetivo de melhorias em favor do coletivo, lembrando que a escola investiu na aquisição de freezer, exaustor industrial, picadores de tomates e demais utensílios para a cozinha, além de muito diálogo com os fornecedores, para que esses resultados sejam possíveis.
Desta forma, no primeiro semestre deste ano letivo, o prato queridinho entre os discentes foi o bobó de frango. De acordo com o merendeiro Clodoaldo Bispo, "os estudantes adoram bobó e o consideraram o mais saboroso do cardápio, que é páreo apenas para o pão recheado. A apreciação fica visível na hora de servir, pois a fila é sempre longa, não apenas no diurno, como também no noturno."
Já no segundo semestre, além dos queridinhos bobó de frango e pão recheado, a disputa pela preferência ficou mais acirrada com o strogonoff de carne, finalizado com creme de leite e servido com arroz e batata palha. Estreando no cardápio neste mês, já é de longe o mais apreciado.
Para a diretora Sandra Giacheta Canisso Maia, "é de suma importância considerar as preferências dos discentes na elaboração do cardápio, afinal, adolescentes e jovens têm uma grande satisfação quando o prato corresponde ao que eles consideram delicioso. Se na escola é possível, por que não? O nosso objetivo é melhorar sempre".
"É claro que nem tudo são flores, algumas dificuldades ainda a serem superadas, mas o importante é dar início a esse novo ciclo em que a escola busca priorizar a preferência dos alunos, bem como nos ajustes necessários para que os demais segmentos tenham a mesma sincronia", afirma a assessora escolar Lucy Nakamura.
Hoje, a EE Dom Aquino Corrêa atende a quase 2 mil estudantes, sendo a maior escola em Três Lagoas e região. E a direção colegiada acredita que uma alimentação nutritiva favorece a imunidade e o desempenho intelectual dos discentes, além de tornar mais agradável a sua trajetória escolar.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar