Escola Estadual Cívico Militar Maria Corrêa Dias, localizada na rua Cel. Ponce, em Anastácio, realizou, no dia 28 de novembro, a Feira das Profissões 2024 – com a temática "A Educação Superior Acessível e o Empreendedorismo".
Com objetivo de incentivar e encaminhar os alunos concluintes do ensino médio da turma do Bloco Final II do Projeto AJA e também os alunos do 3º Ano do ensino Médio Noturno da escola, este ano o evento foi incrementado com palestras motivadoras e esclarecedoras aos alunos no sentido de mostrar que sim é possível um aluno de escola pública, do ensino noturno e principalmente do Projeto AJA ingressar no ensino superior.
No segundo momento o público presente pode apreciar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Projeto AJA e do Ensino Médio Noturno da nossa escola, sob a orientação do corpo docente, os trabalhos foram voltados para a economia e geração de renda, mão de obra qualificada e também para a saúde mental e o perfil socioeconômico dos nossos alunos, despertando nos visitantes a curiosidade durante a visitação, nossos alunos puderam apresentar o conhecimento adquirido e de forma pratica vender alguns produtos confeccionados especialmente para a Feira das Profissões.
Palestras
No dia 28 a programação contou com a palestra: "O Caminho para cursar o Ensino Superior" -Apresentação dos cursos de nível superior oferecidos pela UFMS em Aquidauana, com a professora doutora Ana Graziele Lourenço Toledo; na sequência com o tema "Do Sonho a Realidade, nunca desistir", com apresentação dos Curso de Zootecnia da UEMS Campus Aquidauana, pela professora doutora Mariane Ribeiro Ferreira – docente do Curso de Zootecnia da UEMS. Também ocorreu a apresentação do Projeto Ecossistema de Inovação, com empreendedor Renato Lopes – empresário e Empreendedor
Trabalhos
Na feira houve a visitação dos trabalhos confeccionados pelos alunos da escola; Trabalho 1 – Perfil Socioeconômico, perspectivas educacionais e condição de saúde mental dos alunos do Projeto AJA-MS – 2024. Trabalho 2 – Produção de Conservas: Uma Oportunidade Lucrativa de Empreendedorismo. Trabalho 3 – ECOCLEAN: Desinfetante Caseiro. Trabalho 4 – Feira das Profissões: Um olhar diferente sobre o trabalho e a mão de obra. (Mecânico de Motos, Bombeiro Militar, Esteticista, Fisioterapeuta, Servidor Público, etc.). Trabalho 5 – Produção de Doces de Frutas da Região: Manga, Abacaxi, Abobora, Mamão e Goiaba. Trabalho 6 – Cozinha Solidária: produção de bolos e salgados para incrementar a renda familiar.
O evento contou com a participação dos convidados de honra: assessor escolar do Projeto AJA na CRE 1 Aquidauana, Uanderson da Silva Holsback dos Santos, supervisor de Qualificação Profissional, Uiverson Aiala, representando a direção da EE Romalino A. de Albres.
A unidade conta com direção escolar composta pela diretora Maria Aparecida da Silva,
diretora adjunta Tereza Janneth Abdalla da Silva Costa, oficial de gestão Ten. Paulo Rogério, coordenadora pedagógica Ednéia Sena Cristal Gomes, coordenador de projetos Mario Augusto Lopes Barbosa, coordenadora de qualificação profissional Gilcelem Ribeiro Soares, professor coordenador de práticas inovadoras Edson Bandeira Bastos.
"Assim como um dos pilares do projeto AJA é o empreendedorismo, não deixamos de lado este tema, trazendo aos alunos e a todo público presente no evento uma palestra muito interessante que foi proferida por um jovem empreendedor que é filho da terra pois nasceu, cresceu, estudou, formou e até hoje mora e investe na nossa cidade irmã de Aquidauana", enfatiza diretora Maria Aparecida da Silva.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.