A Escola Estadual Cívico Militar Marçal de Souza Tupã Y, em Campo Grande, realizou no dia 06 de dezembro, o evento de formatura da 1ª turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA Mulher, na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental.
O curso EJA Mulher foi implementado neste ano de 2024 e apresenta como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades da leitura, da escrita e do cálculo, valorizando o saber previamente construído e a participação ativa das estudantes como protagonistas das suas aprendizagens e condutoras dos seus projetos de vida.
As estudantes concluintes são mulheres jovens, adultas e idosas que por motivos relevantes em suas vidas priorizaram o trabalho para sustento e sobrevivência de suas famílias, abandonaram os estudos e adiaram os seus sonhos; e que mediante as dificuldades do dia a dia no auxílio das tarefas escolares dos filhos e netos, ingresso e permanência no mercado de trabalho, decidiram enfrentar o desafio de recomeçar.
A estudante Fátima Benites Torres fala da importância da conquista, "esta noite significa uma conquista para nós de desafios superados e novos recomeços. Chegar até aqui não foi uma tarefa fácil por conta das dificuldades que tivemos ao longo do caminho: a falta de tempo, as responsabilidades diárias, o cansaço acumulado, a falta de saúde – mas nós não desistimos, por que a vontade de aprender, e de transformar nossa realidade foi maior que qualquer obstáculo. A escola e o curso de EJA Mulher, representam para nós espaço de superação! Aqui na escola vencemos a nossa timidez, compartilhamos as nossas dificuldades, voltamos a sonhar e vimos que não importa a nossa idade ou as dificuldades, porque a nossa trajetória não é feita apenas de livros e cadernos, mas de histórias de vida, de lutas e de esperanças renovadas . Sabemos que estamos apenas começando, que cada palavra que aprendemos abre portas. Então, seguiremos em frente, sempre em busca do nosso melhor".
Sentindo-se vitoriosas, as formandas envolvidas pelo sentimento de pertença ao universo escolar e entendendo a importância da escola em suas vidas como possibilidade de crescimento pessoal e profissional, desejam dar continuidade aos estudos e celebram a alegria da realização de um sonho, o de ler, escrever e calcular.
EJA Mulher
É importante ressaltar que a EJA Mulher se destina a mulheres a partir de 16 anos e tem como objetivo oportunizar a escolarização ou complementação dos estudos no âmbito da educação básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais, da etapa do ensino fundamental, visando à formação da população feminina em situação de vulnerabilidade social em todas as suas dimensões e propiciando a concretização do Projeto de Vida das ingressas.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.