
Mais de 180 mil estudantes iniciaram, nesta segunda-feira (17), o ano letivo de 2025, nos 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. As crianças, jovens e adultos das 348 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) estão sendo recepcionados hoje para que, desde o primeiro momento, sintam-se pertencentes as suas unidades, com boas-vindas descontraídas e acolhidas temáticas.
Além do acolhimento, a segurança pública é um dos pilares do retorno as atividades escolares de 2025, para isso a SED (secretaria de Estado de Educação), em parceria com a a SEJUSP (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), contam com o programa "Escola Segura, Família Forte".
Escola Segura, Família Forte"
O programa é operacionalizado pela DPCOM/SEJUSP (Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos), conta com efetivo policial e viaturas caracterizadas especificamente para a Ronda Escolar, além de apoio de equipe pedagógica.
O coordenador geral de Inteligência e Segurança Escolar CGI, Carlos Hudmax, coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul explicou que o programa "Escola Segura, Família Forte" é "pioneiro" no Brasil e atende, desde 2017, crianças e adolescentes da REE/MS. Em Campo Grande todas unidades da REE são atendidas pelo programa.
"Nossa equipe contribui para a redução dos índices de violência nas escolas, promovemos a melhora na qualidade da segurança da educação e conforme o prescrito no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), respeitamos a integridade física, moral e psíquica dos estudantes. Podemos ser acionados pelo aplicativo de acesso de todos os servidores que atuam na REE e a nossa atuação tem que ser precisa", menciona cel.Hudmax.
A rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa é realizada por meio de celulares disponíveis nas viaturas da Ronda Escolar, todos diretores e adjuntos das escolas estão inseridos em um grupo de WatssApp, que de forma célere e eficaz, facilita a comunicação, "além de um tablet, também disponível na viatura, que serve para o policial registar no Sistema Integrado toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas", enfatiza cel. Hudmax.
Retorno
Na Escola Estadual Teotônio Vilela, localizada no núcleo habitacional Universitárias II, os mais de 1780 estudantes, de 55 turmas, sendo do 4º ao 7º ano do ensino fundamental com oferta de educação em tempo integral, do 6º ao 9º ano de ensino fundamental e do 1º ao 3º ano de ensino médio, ambos parciais, tiveram no retorno o acompanhamento da Ronda Escolar.
A estudante de 17 anos Giovana Alves de Oliveira, do 3º ano do ensino médio pretende cursar Direito e posteriormente seguir carreira na Polícia Militar, ela comenta sobre o que a unidade Teotônio Vilela proporciana para que seu sonho possa tornar realidade " o diferencial de nossa escola é que não saímos daqui com dúvidas, além disto a questão da segurança nos deixa mais tranquilos para que possamos alcançar nossos objetivos, única coisa que achei exagerado foi que não podemos utilizar no intervalo, mas dentro da sala de aula está aprovado é necessário este controle para que possamos focar na nossa evolução".
Nátali Aparecida de Lima Cunha também está no último ano do ensino médio, estudou praticamente toda educação básica na EE Teotônio Vilela, seu foco é seguir o legado familiar e cursar enfermagem e, posteriormente, medicina "é meu último ano, estamos focadas em nossos objetivos e essas garantias nos deixam mais tranquilas para alcançarmos nossos sonhos".
O motorista de ônibus aposentado Antonio João Bobadilha Bento reside na região, tem duas filhas que estudam na EE Toetônio Vilela, Isabela e Camile, falou da melhoria na parte estrutural, "foi colocado ar condicionado na sala, uma reivindicação antiga que é muito importante para auxiliar o aprendizado de nossos filhos, além de poder colocar minhas filhas perto de nossa casa, fico contente".
Videomonitoramento
Para garantir segurança e tranquilidade das aulas, o Governo do Estado, por intermédio do COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), faz o videomonitoramento em tempo real das escolas da REE de Mato Grosso do Sul. Nos casos de urgência ou emergência, as equipes que fazem esta vigilância têm um tempo de resposta de até 10 minutos.
O COSI possui salas e funcionários disponíveis para realizar o serviço, inclusive, em conjunto com a segurança pública, desde 2023 conta com a unidade da Coordenadoria-Geral de Inteligência e Segurança Escolar para dar o suporte necessário. Em quatro turnos, as imagens são acompanhadas 24 horas por dia.
Em qualquer caso de emergência em uma unidade escolar, uma equipe se desloca para unidade e, neste mesmo instante, a Polícia Militar também é acionada para dar todo respaldo, caso haja necessidade. As escolas da REE são monitoradas com até 16 câmeras instaladas na unidade e todos os diretores possuem um aplicativo, onde podem acionar o "botão de alerta" digital para acionar algum caso de emergência, além de espaço para os diretores realizarem denúncias ou requisitar serviços em relação a manutenção ou troca dos aparelhos instalados nas unidades.
Acolhimento
Na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, no conjunto Recanto dos Rouxinóis, em Campo Grande, os 1270 estudantes, sendo 518 no turno matutino, 472 no vespertino e 280 no período noturno também tiveram o acompanhamento da Ronda Escolar para seu retorno.
De acordo com a diretora Adriana Bellei e o adjunto Edi Carlos Mazini, o acolhimento foi marcado pela recepção calorosa de servidores da unidade, que deram as boas-vindas aos estudantes.
"É um prazer abrir novamente as portas para a comunidade escolar. Que 2025 seja um ano de grandes conquistas para todos nós", afirmar diretor-adjunto.
Durante o momento de acolhida, Adriana Bellei ressaltou a importância do cumprimento das normativas relacionadas ao uso de aparelhos eletrônicos, especialmente os celulares. De acordo com a Lei Federal 15.100/2025, "o uso de dispositivos móveis será permitido apenas quando integrados às atividades pedagógicas planejadas pelos professores. Fora deste contexto, o uso do celular está proibido nas dependências escolares".
Celebração e conquistas
A Escola celebra a conquista de mais de 20 alunos aprovados em universidades de Campo Grande, sendo 14 em instituições públicas. Este resultado reflete o empenho conjunto dos educadores, da equipe pedagógica e dos próprios estudantes.
Em 2025, a unidade oferece três cursos no itinerário profissional, integrados ao Ensino Médio: Assistente de Compras, Inteligência Artificial e Normal Médio, proporcionando aos alunos mais oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho.
A escola também se destaca pelos projetos inovadores. Um dos maiores projetos da instituição em 2025 é o Clube de Ciências, coordenado pelo Professor Jean Carlos Azevedo Penasso, que iniciou o ano com a seleção de 11 alunos bolsistas para participar de três projetos aprovados na 4ª edição do PICTEC – Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul.
Os projetos aprovados são: "Transformando Realidades: Educação Digital e o Combate à Violência contra a Mulher", da professora Bruna Lucila de Gois dos Anjos; "Caracterização da Fibra Capilar por Microscopia e Análise do Potencial dos Fios de Cabelo em Reter Contaminantes", da professora Cristiane Freitas de Almeida Teixeira; e "Representações Geográficas Humano-Processuais", da professora Milena Pellissari Bedim.
"Os projetos demonstram o compromisso da escola com a inovação e a formação de seus alunos em áreas de grande relevância para o desenvolvimento social e científico", finaliza Bellei.
O estudante Murilo Damasceno Gutierrez, do 9º ano matutino foi um dos acolhidos no primeiro dia de aula do ano aletivo de 2025, "ser recepcionado assim faz um lugar aconchegante, além dos estudos, com bons professores, temos oportunidade de nos destacar nos esportes, era da equipe de futsal e pretendo continuar".
Outro estudante do nono ano do ensino fundamental II é Cauã de Souza Duarte, ele fala que prestes a iniciar o ensino médio a sua escola proporciona estrutura para que possa alcançar seus objetivos, "Minha escola é boa, me dá aprendizado bom, no futuro quero me formar em algo que me proporcione uma boa renda, mas acima de tudo que eu goste de fazer, acho que será no ramo de medicina, já estou me preparando para que isso aconteça", finaliza Cauã.
Ingresso na REE
Os interessados em ingressar na Rede Estadual de Ensino podem realizar o processo pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park.
Adersino Junior, SED
Fotos: Everton Gentil.