Os estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, participaram de uma aula prática sobre Convecção Térmica, conduzidos pela professora de ciências Amanda de Almeida Parra.
O planejamento da aula iniciou-se na hora atividade, junto com o professor coordenador de práticas inovadoras, onde foi feito o estudo e separação dos materiais necessários do Laboratório Didático Móvel.
Prática
Já em sala de aula foi apresentado as matérias que seriam utilizados na experiência, indicando cada função deles no decorrer das atividades. Em seguida, os alunos foram conduzidos para o experimento prático, com o objetivo de visualizar as correntes de convecções nos líquidos.
Para a realização da prática, a sala foi organizada de uma forma para que todos pudessem observar o experimento. Foi passado um roteiro de perguntas sobre o tema para os estudantes pudessem responder após a prática.
Experimento
Em seguida um grupo de estudantes foi orientado pela professora no preparo da atividade prática, onde tiveram contatos com vidrarias do laboratório móvel. Juntamente com os estudantes, a professora conduziu o experimento, que demonstrou que os fluidos com maior temperatura tendem a subir e fluidos com menor temperatura tendem a descer.
"Esse conhecimento se aplica no cotidiano dos estudantes em ações que vão desde a instalação do ar condicionado de formas mais eficientes e a compreensão da dinâmica das correntes de ar que afetam o clima global", finaliza diretora Tarsila Bibiane Lima Ramos.
Adersino Junior, SED
Foto: Arquivo escolar.