Os estudantes do curso EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Mulher, da Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, em Campo Grande, participaram, no dia 10 de setembro, do projeto "Viajando pelo mundo da Leitura".
O projeto, conduzido pela professora Gleicy Oliveira da Silva, tem como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, valorizando a diversidade cultural e o poder da leitura para ampliar horizontes. O projeto "Viajando pelo Mundo da Leitura" foi realizado durante 04 meses pelas 14 estudantes matriculadas no curso.
O desenvolvimento do projeto iniciou-se com um lanche coletivo, onde os conhecimentos prévios, sobre os variados temas e tipologias textuais foram abordados numa roda de conversa. Neste momento as estudantes elegeram um gênero textual discursivo "receitas culinárias", para produção final do projeto.
No decorrer do projeto, foram trabalhados outros gêneros textuais: Leitura de Textos Literários, Contação de Histórias, Roda de História e Comentários, Histórias em quadrinhos, cordel, carta pessoal e texto jornalístico.
Para a culminância cada estudante produziu um caderno de receita com o cardápio da sua preferência, também literatura de cordel com as receitas e carta pessoal para a confecção de um mural para exposição no saguão da escola. Na data do encerramento as estudantes trouxeram algumas receitas elaboradas e colocadas em prática por elas: bolo de cenoura, pudim, farofa de calabresa, arroz carreteiro, pão, entre outros.
"É importante salientar que o protagonismo na EJA transforma o estudante em sujeito ativo, valorizando suas experiências e criando um espaço de aprendizagem que respeita suas trajetórias de vida. Isso permite que o estudante construa um caminho educativo alinhado com suas aspirações e potencial, promovendo autonomia e fortalecimento pessoal", enfatiza diretor Ademir, Medeiros dos Santos Júnior.
Curso EJA Mulher.
EJA Mulher destina-se à mulheres, a partir de 16 anos e tem como objetivo oportunizar a escolarização ou complementação dos estudos no âmbito da educação básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais, da etapa do ensino fundamental, visando à formação da população feminina em situação de vulnerabilidade social em todas as suas dimensões e propiciando a concretização do Projeto de Vida das ingressas.
Adersino Junior, SED
Foros: Arquivo escolar.