Com o objetivo de aumentar o interesse pela leitura e reconhecer os estudantes mais engajados, a Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha, em Aparecida do Taboado, lancou o projeto "Café com Leitura". A unidade conta com turmas de ensino integral e regular, para as etapas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A iniciativa busca enfrentar as dificuldades identificadas no hábito de leitura entre os estudantes, ao mesmo tempo em que valoriza aqueles que já são leitores assíduos.
A proposta é simples, mas eficaz: ao longo do semestre, professores e coordenadores registram os livros retirados na biblioteca pelos alunos. Após a devolução, são feitas perguntas sobre a obra para confirmar que o conteúdo foi lido e compreendido. No fim do período, o estudante que mais leu em cada turma é premiado com um café da manhã ou café da tarde, dependendo do turno escolar. Além da recompensa, o projeto pretende incentivar a curiosidade dos demais alunos. "Queremos que o "Café com Leitura" desperte nos estudantes o desejo de explorar novos livros. Ver colegas sendo reconhecidos pode motivar os que ainda não desenvolveram o hábito da leitura", afirma a coordenação da escola.
A cerimônia de premiação é também um momento de partilha e troca de experiências. Durante o encontro, ocorre uma roda de conversa, onde os alunos discutem as obras que leram e refletem sobre os ensinamentos obtidos. "É uma maneira de mostrar que a leitura vai além das páginas do livro. Ela pode trazer novas perspectivas, alimentar a criatividade e até transformar a forma como os alunos enxergam o mundo", completam os organizadores.
"O "Café com Leitura" é mais do que uma competição saudável, é um estímulo constante à formação de leitores críticos e engajados. A Escola Georgina espera, com esse projeto, contribuir para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus estudantes, consolidando o valor da leitura no cotidiano escolar", finaliza diretor Jadir Alves Moreira Junior.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.