Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Dourados

Estudantes da EE Floriano Viegas Machado participam do 7º Seminário Estadual da Guavira

Eles realizaram o plantio de mudas de guavira, que haviam sido entregues em projeto de preservação

Imagem de destaque da notícia

Os estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, de Dourados, participaram, no dia 31 de outubro, do 7º Seminário Estadual da Guavira, realizado em Campo Grande.

O evento, sediado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), reuniu palestras, apresentações de trabalhos e uma feira chamada "Pé di Guavira". Nessa feira, produtores locais expuseram produtos artesanais feitos com plantas nativas do Cerrado, destacando a importância da guavira, como um símbolo do Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar plantações de guaviras nos campos experimentais da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), onde aprenderam sobre as pesquisas científicas realizadas para conservação e aproveitamento desse fruto.

Além disso, a professora Juliana Ferraz apresentou um banner sobre o trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo do ano, intitulado "Árvores do Cerrado como tema gerador e letramento digital no Ensino Médio", em colaboração com o Projeto Guavira da UEMS, unidade de Dourados/MS. A participação dos estudantes no seminário foi enriquecedora, pois ampliou seus conhecimentos sobre a guavira e sua importância ecológica e cultural para a região.

As atividades ao longo do ano ocorreram sob orientação da professora mestre Juliana Ferraz responsável pela disciplina Eletiva "Narrativas digitais e ciência de dados para pensar a diversidade sociocultural", com a colaboração da Professora Luciane Ruis da disciplina de Literatura e Produção Textual.

No início do ano, os estudantes foram organizados em grupos para pesquisar sobre os impactos ambientais presentes em diferentes regiões do Brasil, um grupo de cada turma escolheu o tema "Árvores do Cerrado" após palestra realizada na escola pelo Projeto Guavira.

Durante as aulas foram realizados trabalhos de letramento digital, como a criação de cards com uso do Canva sobre impactos ambientais, definindo as suas causas e os efeitos na natureza, bem como esses impactos poderiam ser minimizado e a produção de narrativas digitais programadas com uso do Scratch, o que incentivou o interesse e o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional e programação em blocos.

No encerramento do projeto (30.10), as professoras Cláudia e Jéssica do Projeto Guavira da UEMS, visitaram a escola para realizar o plantio de mudas de guavira, que haviam sido entregues a três alunos no início do ano para cultivo. "Essa ação final marcou o compromisso das turmas com a preservação do Cerrado e fortaleceu o vínculo dos estudantes com o ambiente escolar e a biodiversidade local", finaliza diretor Julio Cezar dos Santos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis