A Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian, em Miranda, nos últimos dois anos, vem se destacando como referência em educação científica e tecnológica no Estado. Em 2023, os estudantes iniciaram uma jornada de trabalhos científicos e, desde então, estão se destacando em feiras e premiações importantes.
A gestão escolar, sob a administração do diretor Emerson Triches Braga, diretora adjunta Maria Carmelita Barboza Coelho Teodoro e coordenadora pedagógica Claudete Albuquerque Gonçalves dos Santos, foi fundamental para o desenvolvimento dos projetos, oferecendo todo o apoio necessário aos professores e permitindo a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e a participação em eventos de destaque.
Conquistas
O ano passado trouxe vitórias marcantes para a Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian. Os estudantes Almir Côrrea Neves e Karen Gomes da Conceição, orientados pelas professoras Elissandra Aparecida Medeiros Barreto Kling de Santana e Kelly Mara Tortoza Gonçalves, conquistaram a primeira colocação na região Centro-Oeste, representando a cidade de Miranda, na Mostra Brasileira de Foguetes, realizada no Rio de Janeiro.
Outros destaques foram os estudantes Ana Júlia Santos Barbosa, Karen Gomes da Conceição e Lorenzo Gil Hozano de Souza, orientados pela professora Alerrandra Ortega Nobre, que conquistaram o 3º lugar na categoria de Engenharia na FETEC-MS e 1° lugar na premiação da Vietech, empresa da CEO Caroline Zanata, com o projeto de "Produção de Tintas Naturais para Materiais Didáticos". A participação na FETEC-MS, promovida pela UFMS, consolidou o trabalho de inovação e excelência desenvolvido na escola.
Em 2024, a escola celebrou mais uma conquista importante com o projeto "Memórias em Ruínas: Resgatando a História de Miranda", desenvolvido pelos alunos Almir Corrêa Neves e Ana Júlia Santos Barbosa, com orientação dos professores Alerrandra Ortega Nobre e Valdivino Gomes Cardoso, que conquistaram o terceiro lugar na FETEC -MS na área de Ciências Humanas.
A coordenadora de práticas inovadoras Wanessa Brandão Barba, desenvolveu a "Feira Tecnológica de Robótica Educacional e Sustentável", reunindo projetos de ensino fundamental e médio com foco em robótica e sustentabilidade. Essa iniciativa despertou nos alunos um grande interesse pela tecnologia e ciência, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora.
Com as recentes premiações e o sucesso da Feira Tecnológica de Robótica, a escola tem se destacado de forma notável, o que resultou no convite para participar da FECIAQ, no IFMS. Nesse evento, a escola conquistou oito prêmios, reafirmando seu compromisso com uma educação de excelência e inovação. Confira as principais conquistas na FECIAQ 2024:
Categoria Ciências Biológicas e Saúde (Nível Médio)
2º Lugar: Uso Da Semente De Moringa Oleifera Na Purificação De Água Em Comunidades Indígenas De Miranda-MS
Estudantes: Chesman Costa de Jesus, Kenerson Polidório Albuquerque, Larissa Santos Cristaldo Coronel. Orientadora: Elissandra Aparecida Medeiros Barreto Kling de Santana, coorientadora: Maria Beatriz Kiomido Mendonça.
Categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Nível Médio)
3º Lugar: Memórias em Ruínas: Resgatando a História de Miranda
Estudantes: Almir Corrêa Neves, Ana Júlia Santos Barbosa. Orientadora: Alerrandra Ortega Nobre, coorientador: Valdivino Gomes Cardoso.
Categoria Multidisciplinar (Nível Médio)
1º Lugar: Feira Tecnológica de Robótica Educacional e Sustentável em Escolas Públicas
Alunos: Luiz Miguel Gomes Marques, Lucas Mendes Vilalva, Adrian Ataíde Ferreira, Kenerson Polidório Albuquerque, Larissa Santos Coronel. Orientadora: Wanessa Brandão Barba.
2º Lugar: Horta Green: Em busca de inovação e sustentabilidade
Estudantes: Ruan Martins Santana, Heuirce Ribeiro Neto, Rayeni Brizeys Zwicker Bahia, Douglas Silva Coronel dos Santos Fonseca. Orientadora: Elissandra Aparecida Medeiros Barreto Kling de Santana, coorientador: Kênio Caprini de Souza.
Categoria Multidisciplinares (Nível Fundamental)
1º Lugar: Feira Tecnológica de Robótica Sustentável em Escolas Públicas
Estudantes: Luiz Henrique Marques Pereira, Davi Henrique dos Santos Centofante, Lívia Eduarda Estigarribia Pereira, Ana Cristina Urbano Dias. Orientadora: Wanessa Brandão Barba.
Melhor Banner
1º Lugar: A Natureza em suas mãos: Uma jornada artesanal sustentável
Estudantes: Lucas Gomes de Oliveira, Janaina Carol Farias Silva. Orienta: Vanuza Alves da Gama Ortega.
Melhor Projeto de Nível Fundamental
Feira Tecnológica de Robótica Sustentável em Escolas Públicas
Estudantes: Luiz Henrique Marques Pereira, Davi Henrique dos Santos Centofante, Lívia Eduarda Estigarribia Pereira, Ana Cristina Urbano Dias. Orientadora: Wanessa Brandão Barba.
Credencial para FETECMS 2025
Feira Tecnológica de Robótica Educacional e Sustentável em Escolas Públicas
Estudantes: Luiz Miguel Gomes Marques, Lucas Mendes Vilalva, Adrian Ataíde Ferreira, Kenerson Polidório Albuquerque, Larissa Santos Coronel. Orientadora: Wanessa Brandão Barba.
Com essas conquistas, a Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian ganha visibilidade e reafirma seu compromisso em preparar seus alunos para o futuro, promovendo o engajamento em pesquisa científica e tecnológica.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.