Na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, do município de Três Lagoas, os estudantes do ensino médio têm se destacado em apresentações de trabalhos em eventos, por desenvolverem a pesquisa científica. Nos últimos anos, tem aumentado a quantidade de professores com nível de mestrado e doutorado na REE (Rede Estadual de Ensino), inclusive atuando na coordenação pedagógica, o que favorece essa tendência pela pesquisa entre os alunos.
Os estudantes do ensino médio Carlos Eduardo Vieira da Silva, Paulo Roberto Iamaguti Moreno e Thauany Vitórya Mião dos Santos participaram da Semana Acadêmica de Matemática da ufms (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), orientados pelo professor Alan Ricardo Silva Vechi, apresentando o trabalho "O Problema de Langley". Além disso, apresentaram o trabalho sobre programação para iniciantes na Fecitel (Feira de Ciências e Tecnologia) do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Essas ações contribuem para que os discentes aprofundem seus conhecimentos na área de Exatas.
A escola conta com estudantes bolsistas do Pictec (Programa de Iniciação Científica) que também são do ensino médio – Alexia Rios, Beatrys Brambilla e o estudante Vitor Coqui, todos do 2º ano matutino, orientados pelo professor coordenador Mateus Augusto Costa Nogueira, que apresentaram o trabalho "Resíduo ou Lixo?" na Fecitel no campus de Três Lagoas, além de marcarem presença na Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), na capital Campo Grande.
Dentro da comunidade escolar, outras ações também são desenvolvidas tanto para o ensino médio, como para o ensino fundamental, a exemplo da palestra sobre Educação Ambiental, realizada em parceria com a Semea (Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio). Para o coordenador Mateus Nogueira, "sustentabilidade é a capacidade do uso consciente dos recursos naturais, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras."
De acordo com a diretora Sandra Giacheta Canisso Maia, "toda a nossa equipe pedagógica e o corpo docente compreendem que a aprendizagem baseada em projetos proporciona um impacto transformador na vida dos sujeitos e a pesquisa científica leva os discentes a se tornarem os atores principais da própria aprendizagem", finaliza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.