
No dia cinco de fevereiro, no período matutino, na Escola Estadual Bom Jesus, que oferta ensino em tempo integral, em Três Lagoas, em continuidade ao trabalho realizado no ano de 2024, ocorreu reunião com os alunos Kerllon dos Santos Garcia, Ingrid Mayesley Brito Nonato e Leiciane Valentin Santos (matriculados no 2° ano do Ensino Médio Profissional), o egresso Endrew da Silva Brito (cursando Ciências Biológicas na UFMS) e a professora Karina Paula Rodrigues dos Santos (efetiva, Ciências/Biologia).
O encontro cumpriu dois objetivos. O primeiro, de retomar, com passos cautelosos conforme exige a ciência, o projeto "Análise da Água da Primeira e Segunda Lagoa" ; O segundo, conferir e atualizar os itens do LDM (Laboratório Didático Móvel), "uma ferramenta adquirida pela Secretaria de Estado de Educação e entregue às escolas, inclusive na nossa. O "carrinho de LDM", assim chamado pela comunidade escolar, é indispensável para as práticas de pesquisa e de fortalecimento da aprendizagem, tornando-a mais ativa e significativa", enfatiza diretor Angelo José Marques Ribeiro.
"Sobre o projeto de análise das águas, os bioindicadores são seres vivos que indicam a qualidade ambiental de um ambiente local e são usados para avaliar o impacto de fatores antrópicos ou naturais do ambiente, como poluição, desmatamento, uso de agrotóxicos", menciona professora Karina.
"A ação realizada, mesmo antes do início do ano letivo, retrata o envolvimento da docente e dos discentes para desenvolvimento de práticas educacionais que visam o fazer científico como metodologia presente nas escolas estaduais", finaliza coordenadora pedagógica Elizabeth Fávero.
Adersino Junior, SED