A Escola Estadual Paulo Eduardo de Souza Firmo, localizada no assentamento Eldorado, em Sidrolândia, realizou acolhimento dos estudantes no retorno das atividades do ano letivo de 2025, com a temática, "O que eu planejo para o amanhã – Profissões", coordenado pelos professores Tiago Ferreira Lima (Educação Física), Eliete Matricardi (Língua Portuguesa).
A atividade desenvolvida na escola para acolhimento dos estudantes teve como objetivo proporcionar para os alunos atividades ludicas e recreativas em espac?os reduzidos como trabalhando jogos, brincadeiras, rodas e brinquedos cantados, trazendo todas as atividades dentro e para a realidade do ambiente institucional e educacional.
O projeto é uma parceria com a Faculdade do Unoeste Paulista com polos no Mato Grosso do Sul. A gesta?o escolar e toda equipe promoveram um momento de integrac?a?o e interac?a?o na semana de boas vindas com alunos do ensino medio focados em estimular os estudantes a conhecer Profisso?es e possibilidades profissionais. A motivac?a?o e a base da construc?a?o de sujeitos protagonistas de sua historia possibilitando a construc?a?o de objetivos, metas e a formulac?a?o de sonho
"Depois dessa interac?a?o e troca de experie?ncias podemos concluir que as atividades fisicas ludicos sera?o os maiores beneficiados, pois, todas as atividades desenvolvidas contribuem no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e principalmente os aspectos afetivos- sociais que facilita a interac?a?o entre eles", salienta diretor Jorge Estevão Barbosa Soares
Projeto
Além de momentos com os escritos, o projeto "Leitores, escritores e livros" proporcionará ao estudante refletir sobre o que seguir como projeto de vida, os momentos de reflexões feitos durante o decorrer das aulas e dos debates serão intensificado por ações de estímulo a planejar o futuro, sonhar e construir e reconstruir seu projeto de vida.
Nas aulas de Pesquisa e Autoria; Projeto de Vida; Empreendedorismo Social os estudantes desenvolvem atividades que estimulam a refletir sobre o projeto para o futuro por meio de ações como:
Palestras mensais com alunos egressos da rede de ensino que hoje são profissionais, estimulando, por meio de palestras motivacionais a importância de estudar e fazer faculdade no intuito de construir-se um profissional qualificado;
Também será estimulado a participação de egressos que obtiveram sucesso como empreendedores locais estimulando sonhos e construindo motivação aos estudante por meio de exemplos reais;
Será realizada o dia da universidade no qual os estudantes de segundo e terceiro ano conhecem universidades parceiras do projeto como: UFGD (Dourados), UEMS (Campo Grande), Unoeste (Presidente Prudente-SP) e UFMS
"Promovendo o contato com o estudante e grandes instituições de ensino, tirando as dúvidas frente ao processo de egresso e também estimulando a construção de diferentes projetos de vida", menciona diretor adjunto Junior Rodrigo Feitoza
Cronograma
O projeto terá o seguinte Cronograma: JULHO: Introdução a estrutura dissertativa; AGOSTO: Critérios de Avaliação das Bancas de Vestibular e Enem; SETEMBRO: Escrita do texto dissertativo a prática da Produção; OUTUBRO: Escrita do texto dissertativo a prática da Produção
Os profissionais nas palestras que irão promover o contato do estudante com diferentes experiências e vivências busca estimular a autonomia na escolha da profissão a se seguir, criatividade pois a partir do contato com diferentes experiências o sujeito é estimulado a melhorar sua vida cotidiana. Possibilitando de maneira lúdica o contato com as emoções e os sentimentos de forma geral.
O intuito é Incentivar os estudantes por meio de oficinas a participação na prova do Passe da UFMS, Vestibulares, participar de simpósios e palestras realizados por instituições universitárias com produção acadêmica e pesquisas científicas , além de promover aulas de redação e simulado uma por quinzena para preparar alunos inscritos nas provas destas instituições
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar