O retorno das atividades dos estudantes da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, foi marcado com duas atividades marcantes, a acolhida no primeiro dia de aula e o Dia D em prol do SAEMS e SAEB, nos dias 18 e 19 de fevereiro.
Acolhida
Os alunos do período matutino e vespertino foram recepcionados de forma calorosa, reforçando-os a importância do acolhimento no ambiente escolar e demonstrando que a educação acontece no cuidado e empatia. Eles foram recebidos na entrada da escola com sorrisos e mensagens motivadoras, criando um ambiente alegre e acolhedor
A ação teve como propósito criar um ambiente mais receptivo, fortalecendo o vínculo entre estudantes e escola desde o primeiro momento. Acolher bem os alunos impacta diretamente na sua adaptação, participação e desenvolvimento acadêmico ao longo do ano letivo.
Além disso, cada estudante recebeu um cartão de boas-vindas personalizado, contendo mensagens inspiradoras e palavras de incentivo. Para tornar o momento ainda mais especial, balinhas foram distribuídas como um gesto simbólico de carinho e hospitalidade. Esse pequeno detalhe fez com que os alunos se sentissem valorizados e acolhidos, reforçando a ideia de que a escola é um espaço de aprendizado e cuidado.
A iniciativa também visou reforçar a importância do acolhimento emocional na educação, proporcionando aos alunos um sentimento de pertencimento e segurança dentro da escola. Dessa forma, a escola reafirma seu compromisso com a construção de um espaço onde todos possam aprender de forma harmoniosa e colaborativa.
A recepção gerou um impacto positivo na comunidade escolar, promovendo um clima de pertencimento e incentivo ao aprendizado. Durante o evento, foi perceptível a alegria dos estudantes ao serem recebidos de maneira tão especial, muitos expressaram gratidão pelo gesto no retorno às aulas.
O acolhimento também fortaleceu o relacionamento entre os alunos e a equipe escolar, criando um ambiente mais aberto ao diálogo e à participação ativa nas atividades pedagógicas. A ação também refletiu na maior interação entre os estudantes, promovendo um espírito de união e colaboração desde o primeiro dia de aula.
"A unidade reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos, mostrando que a educação vai além do conteúdo acadêmico e envolve o cuidado, o respeito e a valorização de cada indivíduo. Com ações como essa, buscamos construir uma comunidade escolar mais humanizada e acolhedora, preparando nossos estudantes para um futuro repleto de oportunidades e aprendizado", enfatiza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.
Dia D SAEB
O Dia D em prol do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi uma ação articulada com o objetivo de promover a conscientização e o engajamento de toda a comunidade escolar — incluindo professores, coordenação e alunos — em relação à importância das avaliações para a qualidade da educação.
O principal objetivo foi fomentar uma reflexão coletiva sobre como o SAEB, através da avaliação do desempenho dos estudantes, pode auxiliar na identificação de pontos fortes e fracos no processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, o Dia D teve a intenção de conscientizar a comunidade escolar sobre a relevância do SAEB na formulação de políticas públicas e na melhoria contínua do ensino. Com isso, a atividade visou reforçar a ideia de que a educação de qualidade é uma responsabilidade compartilhada e que todos têm um papel fundamental nesse processo.
A participação ativa dos estudantes foi uma prioridade, destacando que suas contribuições são essenciais para a melhoria do sistema educacional. Nesse contexto, o Dia D também teve o objetivo de promover um entendimento claro sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é calculado com base nos resultados do SAEB e na taxa de rendimento escolar, refletindo diretamente a qualidade da educação nas escolas.
A realização do Dia D contou com uma programação diversificada que envolveu atividades interativas e educativas. A preparação do evento começou durante a jornada formativa, com reuniões entre a coordenação e os professores para planejar as atividades e definir os temas a serem abordados. Inicialmente, foram realizados diálogos que abordaram a importância do SAEB e do IDEB, e como os dados gerados impactam a gestão escolar e o desempenho dos alunos.
Durante o Dia D, os alunos foram divididos em grupos para participar de atividades práticas. Essas atividades foram elaboradas para explicar como são cobradas as habilidades específicas que são avaliadas no SAEB, como interpretação de texto, resolução de problemas matemáticos e trabalho em equipe.
Os professores, por sua vez, foram capacitados para explorar novas abordagens pedagógicas que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho dos alunos, além de sugerir formas de integrar os resultados das avaliações ao planejamento escolar.
Para os alunos, foram elaboradas dinâmicas interativas, com jogos e atividades que visavam familiarizá-los com o formato das avaliações do SAEB. Essas atividades permitiram que os estudantes compreendessem melhor o que se espera deles durante as provas e como podem se preparar adequadamente.
Além disso, foram distribuídos materiais informativos que detalharam a importância do SAEB e as implicações de suas avaliações para o futuro educacional de cada um deles. Este espaço foi essencial para que todos pudessem expressar suas opiniões e contribuir para a construção de um plano de ação que visa melhorar a participação dos estudantes nas avaliações.
Os resultados do Dia D foram positivos, refletindo o engajamento e a participação ativa de toda a comunidade escolar. A interação entre alunos e professores durante as atividades demonstrou um comprometimento coletivo em prol da melhoria da educação. Os alunos se mostraram mais motivados e dispostos a participar das avaliações, compreendendo sua importância não apenas para suas trajetórias individuais, mas também para a melhoria da qualidade do ensino na escola.
As palestras proporcionaram um entendimento mais claro sobre o funcionamento do SAEB e SAEMS e sua relevância para a formulação de políticas públicas educacionais. Os professores, por sua vez, saíram das oficinas com novas estratégias pedagógicas e uma visão renovada sobre a importância de suas práticas na preparação dos alunos para as avaliações. Essa troca de experiências entre educadores foi fundamental para criar um ambiente colaborativo que visa a excelência educacional.
Além disso, o Dia D contribuiu para a construção de uma cultura de avaliação dentro da escola, enfatizando que a participação dos estudantes nas avaliações é um fator fundamental para o desenvolvimento educacional e que suas vozes e experiências são essenciais nesse processo.
"A participação ativa de todos os envolvidos foi um passo significativo para o fortalecimento da educação em nossa instituição. Ao promover um ambiente de diálogo e reflexão, conseguimos não apenas conscientizar sobre a importância das avaliações, mas também incentivar a construção de uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada em prol da educação", finaliza diretor.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.