Após pedido do Governo de Mato Grosso do Sul, o combate aos incêndios florestais no Pantanal vai receber o reforço de mais três aeronaves do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e outras quatro aeronaves de grande porte do Exército. Também houve sinalização positiva sobre a ajuda de 50 homens da Força Nacional nos trabalhos por terra.
Os equipamentos federais devem chegar ainda nesta tarde a Corumbá, cidade que concentra a logística de combate ao fogo na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. A maior parte dos focos de incêndios também estão ao redor dali.
"Recebemos o contato, onde foi confirmado o deslocamento de duas aeronaves Air Tractor e mais um helicóptero para apoiar o combate no Pantanal. Este pedido nosso foi apresentado na semana passada durante a reunião com o Ministério do Meio Ambiente, em Campo Grande", explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck.
Já em relação ao Exército, serão disponibilizados quatro aeronaves de grande porte para transporte das tropas - além dos bombeiros sul-mato-grossenses que já agem no combate direto, outros 50 agentes da Força Nacional são aguardados para este trabalho.
"Este é uma ação importante, que já estávamos discutindo com o Governo Federal dentro do Pacto Interfederativo assinado em Brasília (DF) com o governador Eduardo Riedel. Avançamos neste apoio para um trabalho de integração no combate aos incêndios florestais", diz Verruck.
O Governo de Mato Grosso do Sul já está operando com três helicópteros e uma aeronave Air Tractor no Pantanal. Outras medidas também devem ser tomadas em breve, como a contratação junto ao Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) de mais horas de voo, em caráter emergencial, para alocar o maior número de aeronaves disponíveis no Pantanal.
Leonardo Rocha e Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende