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Três Lagoas

Projeto "Tertúlias Dialógicas Literárias" é desenvolvido na EE João Ponce de Arruda

Trata-se de uma ação educativa que visa superar o fracasso e a evasão escolar, inspirado na pesquisa da Universidade de Barcelona

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As turmas do 7° ano do ensino fundamental matutino da Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta educação em tempo integral, em Três Lagoas, fizeram uma visita a árvore Baobá que fica no TAJ Hotel, localizado no centro de Três Lagoas.

A visita faz parte do projeto "Tertúlias Dialógicas Literárias", uma ação educativa que visa superar o fracasso e a evasão escolar, inspirado na pesquisa INCLUD-ED (Projeto de pesquisa, coordenado pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA) da Universidade de Barcelona).

Àrvove Baobá foi inspiração para estudantes

O projeto vivencia a leitura dialógica, conecta o assunto do livro com o mundo, desta forma o estudante poderá compartilhar o seu pensamento acerca do tema trabalhado no livro. É um processo intersubjetivo de ler e compreender um texto, sobre o qual as pessoas aprofundam suas interpretações e realizam uma reflexão crítica do que leem e interagem com outras pessoas, potencializando sua compreensão leitora.

"No momento estamos fazendo a leitura do Livro "O Pequeno Principe" de Antoine de Saint-Exupéry, onde um dos capítulos, fala sobre o Baobá, uma árvore nativa da África", menciona professora responsável Sueli Lossávaro (Ciências).

Proferssora lembra que em um dos dias de execução do projeto, um estudante, relatou que tinha essa árvore no trabalho da sua mãe. "Foi quando começamos a nos mobilizar para ir conhecer a árvore de perto, contatamos o hotel e foram muito bem receptivos e prestativos, conversamos com a coordenação e direção, na qual abraçaram a ideia", enfatiza.

A visita mobilizou vários funcionários da escola, como estudantes, professores, coordenação pedagógica, direção, bibliotecária e a inspetora, "assim conseguimos fortalecer o vínculo e construir uma comunidade escolar unida e forte. No horário da visita, fizemos também uma atividade introspectiva com os alunos para ser conversado em momentos posteriores", finaliza diretora Carmem Eliana Garcia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

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