Docentes da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, que oferta educação em tempo integal, em Dourados, têm projeto aprovado com o tema Mudanças Climáticas, para concorrer ao prêmio nacional da Liga STEAM (do inglês, ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática).
Na edição de 2024, o projeto recebeu mais de 2 mil inscrições vindas dos 26 Estados da Federação e mais do Distrito Federal. "Destas, apenas 50 foram selecionadas para o ensino médio, destaca-se que nossa escola é a única do interior do Estado de Mato Grosso do Sul a ter o projeto aprovado nesta chamada", menciona professor Leandro Lopes.
O prêmio nacional Liga STEAM fomenta a implementação da abordagem em sala de aula e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades.
Os professores Ana Trento, Katiuska Simões e Leandro Lopes, respectivamente das áreas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza, contando ainda com o suporte da diretora adjunta Márcia Gomes, projetaram uma abordagem interdisciplinar visando a promoção da justiça climática.
EcoÓleo
O projeto envolve a turma do segundo ano do ensino médio, que irá desenvolver o "EcoÓleo", objetificando a reutilização de óleo vegetal proveniente de fritura para evitar descartes incorretos. Além disso, eles produzirão produtos sustentáveis, como sabões, para distribuir na comunidade escolar.
"O projeto envolve também a funcionalização dos sabões com resíduos sólidos produzidos na escola que teria como destino o aterro sanitário, como cascas de bananas, cascas de cebola e cascas de ovos", finaliza diretora Aline Katiuska Simões.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.