Os estudantes da Escola Estadual Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, que oferta educação em tempo integral, no município de Figueirão, participam do Clube de Robótica, um espaço de inovação e aprendizado, onde os estudantes são protagonistas na criação de soluções tecnológicas para desafios do cotidiano.
De acordo com professor Oswaldo Guimarães Barbosa, idealizador do projeto, um dos diferenciais do clube é o uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta central no desenvolvimento dos experimentos, tornando o processo de aprendizado em eletrônica e programação mais dinâmico e acessível.
Inteligência Artificial
Com a introdução do ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, o clube ampliou suas possibilidades de ensino e criação, "tem facilitado o entendimento de conceitos complexos, permitindo que os estudantes explorem o mundo da eletrônica e da programação com mais autonomia", enfatiza professor Oswaldo.
Antes, tópicos como a escrita de código ou a configuração de circuitos eletrônicos podiam parecer desafiadores para iniciantes. Agora, com a assistência da IA, essas barreiras foram significativamente reduzidas.
A inteligência artificial não apenas auxilia na resolução de problemas técnicos no clube, mas também promove um ambiente colaborativo, onde os estudantes podem experimentar, errar e aprender com mais confiança.
O protagonismo da inteligência artificial no Clube de Robótica da Escola Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo é um exemplo claro de como a educação pode se transformar quando se alia tecnologia e metodologia centrada no estudante.
"A utilização de ferramentas como o ChatGPT democratiza o acesso ao conhecimento e inspira uma nova geração de inventores, engenheiros e programadores, prontos para moldar o futuro com as próprias mãos", finaliza diretora Marcilei Berco da Silva.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo Escolar