Os estudantes do primeiro ano do ensino médio, matriculados na Escola Estadual João Dantas Filgueiras, em Três Lagoas, estão participando do projeto intitulado "Física em Ação", com a construção de foguetes, utilizando da plataforma de lançamento com canos PVC e bomba de ar de bicicleta.
De acordo com a professora de física Lucila Aparecida, o projeto tem como intuito a análise e discussão sobre o lançamento de satélites, foguetes e sondas, a aplicação de conceitos das áreas da dinâmica, da mecânica, dentre outras, além de aspectos éticos e sócio históricos da cultura de observação do céu e do espaço.
A construção da plataforma de lançamento com canos PVC e bomba de ar de bicicleta tem como escopo de despertar nos alunos o interesse por física, os estudantes construíram com foguetes utilizando garrafas retornáveis como matéria-prima PVC e bomba de ar de bicicleta.
"Os foguetes são uma excelente ferramenta para compreender conceitos como força, movimento, energia e Leis de Newton. O resultado foi muito produtivo e os estudantes fizeram um campeonato de lançamento dos protótipos", menciona professor Douglas Sena, de disciplina de Eletiva.
"O foguete de garrafa PET aborda diversos fenômenos científicos e físicos, como pressão, velocidade, impulso, força de arrasto, hidrodinâmica, aerodinâmica, movimento balístico, terceira lei de Newton, entre outros. As combinações de todas essas grandezas físicas explicam o funcionamento da atividade experimental", finaliza diretora Joana D"arc Alves Palhota.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.