A Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, em Campo Grande, realizou nos dias 23 e 24 de outubro, o projeto "Mundo do Trabalho", uma iniciativa voltada para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, do período vespertino.
O projeto foi idealizado pelo professor Maurício dos Santos, que leciona a disciplina de Geografia e Projeto de Vida, com apoio do professor coordenador de Práticas Inovadoras (PCPI), da coordenação pedagógica e direção escolar.
Para realizar a escolha das profissões a serem apresentadas na culminância do projeto, os alunos da turma do 1º ano F, realizaram entrevistas com as demais turmas para identificar as pretensões profissionais. Ao todo, 115 alunos participaram da pesquisa, que também investigou as preocupações dos estudantes para enfrentar o mundo profissional.
O evento contou com a participação de onze profissionais de diferentes áreas, são eles:
- Iara Santos, empreendedora na área da beleza e formada pela Academia Viclass em Terapia Capilar.
- Bruna Vitória Borges Gasparini e Nadia Ayumi Arakaki, influenciadoras digitais, que comandam o perfil no Instagran "@comeremCG".
- Gisele Acosta dos Santos, tecnóloga em Radiologia, especialista em neuroimagem e pós-graduanda em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.
- Tatiane da Silva, formada em História, Artes Visuais e Direito, com especialização em Direito da Família e Inteligência Policial.
- Cristiane Garcia da Rosa Prado, bacharel em Enfermagem, especialista em Saúde da Família e pós-graduanda em Preceptoria na Saúde.
- Aurélio Tomaz da Silva Briltes, professor da UFMS, advogado e doutor em Direito pela USP.
- Ana Gabrielle Lubas Arruda, perita criminal da Polícia Científica-MS, graduada em Ciências Biológicas e especialista em Análise Criminal e Estatística Aplicada."
- Jéssica Pereira Correa, Bacharel em Psicologia pela UFMS.
- Maiara Pereira Machado e Daniel Barbosa Ferreira dos Santos, policiais militares.
Os profissionais compartilharam suas experiências e trajetórias, ajudando os estudantes a conhecerem diferentes áreas de atuação e a se prepararem para o mercado de trabalho.
"A interação entre os alunos e os profissionais permitiu aos jovens estudantes conhecerem de perto o dia a dia de diferentes profissões propiciando um momento de troca de experiências ricas e mais clara sobre o mercado de trabalho", menciona professor Maurício.
O evento "Mundo do Trabalho" faz parte das iniciativas da escola para conectar o ambiente escolar com a realidade do mercado e apoiar os alunos em suas escolhas futuras. "A ação reforça a importância da educação integrada, que vai além do conteúdo curricular e busca promover a formação cidadã e profissional dos estudantes", finaliza diretora Adriana Bellei.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.