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Corumbá

Projeto "Haja Matemática" é desenvolvido na EE Maria leite, em Corumbá

Atividade baseada em projetos dentro do curso Avanço dos Jovens na Aprendizagem tem como objetivo engajar os estudantes, com estratégias de desenvolvimento de jogos individuais e por equipe

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A Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá, promoveu, no dia 29 de outubro, o projto "Haja Matemática", trabalho está sendo desenvolvido nas turmas de bloco final do AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) Ensino Fundamental, e nos blocos avançados I e II do AJA-MS Novos Percursos, etapa do Ensino Médio.

O projeto visa gerar e desenvolver habilidades da área de matemática e demais conhecimentos gerais, por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e que estimulem o trabalho em equipe com jogos que envolvam a resolução de problemas, trabalhando o raciocínio lógico, as operações básicas de matemática e o uso da matemática nas mais diversas áreas de conhecimento.

Estudantes do AJA-MS participaram do projeto de Matemática na unidade da REE de Corumbá

O "Haja Matemática" tem como objetivo engajar os estudantes, com estratégias de desenvolvimento de jogos individuais e por equipe, como: os jogos de tabuleiros (xadrez e dama) que estimulam o raciocínio matemático; jogos estratégicos como o Batalha Geométrica, que visam motivar os estudantes no conhecimento da área de geometria, bem como, trabalhar o uso de coordenadas para localização (utilizado no componente de geografia).

Além dos jogos por equipes, como a "corrida de revezamento de tabuada", cujo objetivo é fomentar o raciocínio matemático, resolvendo as questões de multiplicação, onde, na largada é dada uma questão para resolver, por exemplo: quanto é (9×3), os participantes correm e quem chegar ao parceiro responde e passa o bastão para o próximo resolver, vence a equipe que resolver todos os obstáculos de revezando com o colega em menor tempo.

Na modalidade por equipe, há ainda os jogos de resolução de questões, como "padrões de multiplicação e divisão", "onde com o auxílio e supervisão dos professores, as equipes são posicionadas em frente aos paletes/quadros e devem resolver os problemas matemáticos apresentados, incentivando o trabalho em grupo e análise dos conjuntos de dados", lembra PCPI (Professor Coordenador de Práticas Inovadoras) Carlos Adriano Salles.

Quizz

Há ainda a proposta do Quizz: batalha de conhecimento, onde os estudantes são divididos e estimulados a responder questões de conhecimentos gerais das diferentes áreas de conhecimento, abrangendo as áreas de exatas, linguagens, humanas e de ciências da natureza e suas tecnologias.

"Esses são apenas alguns dos jogos apresentados aos estudantes, o que demonstrou nesse primeiro dia ser muito eficaz no envolvimento e participação dos alunos", menciona assessora do projeto Valkíria de Castro Soares.

"Esperamos com o projeto despertar nos estudantes um espírito crítico, analítico e capaz de desenvolver as habilidades básicas da matemática do dia a dia (multiplicação, divisão, subtração, potenciação etc.), trabalhando ainda as habilidades e competências da base nacional comum curricular (BNCC) de matemática, como a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 (Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral)", enfatiza coordenadora Jéssica Delilo Duarte.

Dessa maneira, resgatando o conhecimento de base, fortalecendo a recomposição da aprendizagem e desenvolvendo o plano de ação para intervenção pedagógica e resgate dos alunos que apresentam dificuldades na área, "uma vez que, observou-se a necessidade de propor formas diferentes de encarar os componentes curriculares, sendo necessário utilizar uma proposta de aprendizagem que promova o envolvimento dos estudantes com métodos diferenciados e diversidade de recursos, onde os estudantes passam a ser protagonistas no processo de ensino aprendizagem", relata coordenadora de qualificação Renata Franco Vilasboas.

"Sabe-se que toda a mudança de postura pedagógica requer de toda equipe escolar muito esforço, pesquisa e principalmente dedicação. O que de fato torna essas ações e projetos um sucesso, pelo envolvimento da equipe AJA da escola Maria Leite em abraçar toda proposta sugerida, desde a gestão escolar, até a coordenação e equipe pedagógica. Assim, acredita-se que haverá uma melhora substancial e consequentemente, melhores resultados nos estudos de modo geral, para que o ensino se torne mais eficaz", fenaiza diretor Paulo Eduardo Mendes Balejo.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.

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