Os estudantes da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma, em Dourados participaram nos últmos dias de duas ações pedagógicas inclusivas, tratam-se da visita técnica intitulada "Portas abertas na UEMS" e da participação no XVIII Campeonato Brasileiro de Karatê Kyokushinkaikan na cidade de Caraguatatuba estado de São Paulo.
Visita técnica
No dia 20 de outubro os estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio, juntamente com as professoras Erica Cristina e Jéssica Barbosa, realizaram uma visita técnica aos cursos oferecidos na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul).
Os estudantes puderam conhecer toda a infraestrutura da universidade e tiveram acesso aos laboratórios, além de uma descrição de cada cursos e bolsas, realizadas pelos professores e estudantes da instituição. Os discentes, tiveram acesso aos laboratórios de Química, Física, Matemática, Biologia, Engenharia Ambiental, Letras e Robótica. "Foi uma experiência muito interessante e rica em conhecimentos, que contribuirá para o projeto de vida dos mesmos", lembrou professora Érica.
A Escola Estadual Vereador Moacir Djalma busca tornar agradável o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o projeto de vida dos estudantes, "além de oferecer um caminho de sucesso com uma educação transformadora, junto com parcerias das universidades o nosso propósito vem sendo alcançado", finaliza gestora Regina Rozania Lima de Araújo.
Karatê
No dia 14 de setembro os alunos do projeto de Karatê do Prodesc, realizado em conjunto com a Fundesporte, participaram do XVIII Campeonato Brasileiro de Karatê Kyokushinkaikan na cidade de Caraguatatuba estado de São Paulo.
O projeto é conduzido pelo professor Waldeir Belarmino desde o ano de 2020, direcionado aos alunos da escola como forma de orientá-los no aprendizado, além da grade escolar, atende atualmente 89 crianças da comunidade de idades variadas sendo estudantes do ensino fundamental I até o ensino médio.
O evento em Caraguatatuba contou com a participação de competidores dos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Pará e MS, trouxe muitas conquistas com os alunos participantes do projeto na escola, demostrando o empenho e dedicação de cada um.
"Como a competição foi em uma cidade litorânea, contamos com o auxílio do Fundesporte pelo transporte das crianças, através do projeto da Prodesc, o MS Desporto trazendo também a oportunidade de muitos conhecerem a praia pela primeira vez através do esporte", menciona professor Waldeir.
Os estudantes competiram em várias categorias sendo classificadas de acordo com a idade, peso e nível de aprendizado no esporte. Entre eles está o aluno Azafi de Matos Siqueira, portador da síndrome de Down, que obteve o 1º Lugar Adulto Iniciante Médio – PCD, até 80.999 kg - Faixa Branca a Amarela, além dos demais premiados listados abaixo mostrando a capacidade de todos que praticam o esporte podem conquistar boas classificações:
Vencedores
Yan Gustavo De Oliveira Mattos foi o primeiro colocado (kumite) na categoria Infantil Absoluto Pesado, 11 e 12 anos, acima de 41 kg, a categoria também teve participação do atleta João Carlos de Souza Barbosa.
O atleta Pedro Henrique Americo foi primeiro colocado (Kumitê), na categoria Infanto Avançado Pesado, 13 a 14 anos, acima de 51 kg. Já o atleta Benjamyn Kaleb de Castro ficou na primeira colocação (Kumite), na categoria Infantil Absoluto Leve, de 11 a 12 anos, até 40.999kg, na mesma categoria o atleta Paulo Daniel Porto Resende ficou na segunda colocação.
Emanuelly vitoria Moura dos Santos ficou na segunda colocação (Kumite), na categoria Infanto Absoluto Feminino Leve, de 13 a 14 anos, até 45.999kg. Dienifer Karine Neves Correa ficou com a segunda colocação na categoria Juvenil Iniciante Feminino Leve, de 15 a 17 anos, até 55.999kg, faixa branca e amarela. Já Nicolas Pereira Pesconi ficou na terceira colocação na categoria Juvenil Iniciante Leve, de 15 a 17 anos, até 55.999kg, nas faixas branca e amarela. João Lucas de Matos Estevam parcipou do Kata Infanto I.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar
Fonte: SED/MS