O ano letivo de 2024 inicia hoje (05) nas 349 unidades escolares da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) com a realização da Jornada formativa intitulada DPE 2024 (Diálogos e Planejamento Educacional). O momento formativo, que se estende até quarta-feira (07), visa o desenvolvimento dos profissionais da REE, consistindo em encontros projetados para fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas e melhorar a aprendizagem dos estudantes.
O DPE 2024 tem como escopo a integração dos conhecimentos e experiências dos diferentes segmentos da comunidade escolar, com o objetivo de desenvolver e integrar práticas pedagógicas e institucionais, além de promover o engajamento profissional. Essa iniciativa é considerada crucial para a educação na região.
Formação
Nos três dias do DPE 2024, o público será a equipe gestora, professores efetivos e servidores administrativos, com o intuito de fortalecer a identidade escolar e o trabalho pedagógico, abordando temas como acolhimento, documentos escolares e aprendizagem. Os encontros deste ano incluem textos relevantes, entre eles o de Tião Rocha (antropólago e educador), cujo "De uma aldeia moçambicana (1990) para a aldeia global (2020)" é utilizado como texto-base para as discussões, enfocando em colaboração e corresponsabilidade no processo educativo.
No dia 05 de fevereiro, o foco é no acolhimento dos profissionais da unidade escolar e na apresentação dos conceitos principais dos textos-base, criando espaços de diálogo e criação. O dia 06 de fevereiro se concentra no PPP (Projeto Político-Pedagógico) e sua influência na cultura e clima escolar, incluindo a apresentação de documentos importantes como o Regimento Escolar. No dia 07 de fevereiro, a ênfase é dada à importância de cada segmento da comunidade escolar no processo de aprendizagem dos estudantes, sob uma perspectiva inclusiva.
O DPE 2024 tem como intuito a melhoria da qualidade da educação sul-mato-grossense, ressaltando a colaboração, inclusão e planejamento estratégico. Este momento formativo marca um avanço em direção à oferta de uma educação de qualidade e alinhada às necessidades dos estudantes e das comunidades que estão inseridos.
Adersino Junior, SED
Fonte: SED/MS