A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Ãgua Boa, em Dourados, realizou nesta semana duas ações pedagógicas inclusivas, trata-se da celebração do Dia Mundial de Conscientição do Autismo (02.04) e eleições para o Grêmio Estudantil (02.04), com duas chapas competindo pelo cargo.
Dia Mundial do Autismo
No dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data de extrema importância para destacar a necessidade de compreensão e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na unidade, a equipe da sala de recurso multifuncional promoveu uma jornada de conscientização, sob a liderança do professor Luciano Primo.
Junto aos professores de apoio especializado, eles acolheram os estudantes, reconhecendo e respeitando as especificidades de cada um (como por exemplo evitando balão, som alto e respeitando aqueles que não quiseram tirar foto). O evento iniciou com sessão de interação entre os alunos, onde puderam compartilhar experiências e compreender melhor as nuances do autismo.
Em seguida, os educadores visitaram as salas de aula para dialogar com as turmas sobre a importância da data, elucidando os símbolos que representam os autistas, bem como o significado do cordão de girassóis, que identifica pessoas com deficiências não facilmente perceptíveis.
Durante o mês de março os professores de apoio confeccionaram cartazes para homenagear seus estudantes que eles acompanham, assim como o professor da sala de recurso juntamente com os alunos elaborou um mural e boton que foi entregue no dia da campanha de conscientização.
Os professores de apoio, que acompanham os alunos em sala de aula, expressaram sua gratidão às turmas pelo excelente trabalho de acolhimento prestado aos estudantes com TEA, ressaltando a importância do respeito mútuo.
Após essa fase de conscientização, os alunos da sala de recurso multifuncional foram conduzidos a um espaço dedicado a eles, repleto de homenagens, incluindo vídeos e um painel de fotografias destacando suas habilidades e conquistas. Esse momento, repleto de emoção e alegria, proporcionou aos alunos um ambiente de reconhecimento e valorização.
Para completar a jornada, todos os alunos foram agraciados com um lanche especial. Importante salientar que essa ação foi realizada em ambos os períodos letivos, garantindo que todos se sentissem incluídos e reconhecidos, reforçando o compromisso da escola com a verdadeira inclusão.
"Essa iniciativa não apenas sensibilizou a comunidade escolar para as questões relacionadas ao autismo, mas também fortaleceu os laços de empatia e respeito dentro da instituição. Que iniciativas como essa sirvam de exemplo para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos", enfatiza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.
Grêmio Estudantil
No dia 02 de abril, conforme calendário da Secretaria de Educação, ocorreram as eleições para o Grêmio Estudantil na unidade escolar, com duas chapas competindo pelo cargo. Desde o dia 12 de março, a instituição tem promovido diálogos com os alunos sobre a relevância do Grêmio Estudantil no contexto escolar.
Durante a assembleia geral, a comissão eleitoral enfatizou o papel essencial do Grêmio Estudantil, destacando sua função de representar os interesses dos alunos, fomentar a participação democrática dos estudantes na gestão escolar e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cívico dos jovens.
No âmbito do protagonismo estudantil, os alunos interessados em participar do Grêmio Estudantil formaram suas chapas e conduziram suas campanhas eleitorais. Sob coordenação da comissão eleitoral, foi organizado um debate entre as chapas, no qual cada uma apresentou suas propostas.
O dia da eleição, 02 de abril, transcorreu de maneira tranquila e democrática. A votação ocorreu em uma sala equipada com câmeras para registrar todo o processo, enquanto a comissão eleitoral, devidamente identificada, trabalhou com seriedade para assegurar um processo justo e transparente.
"Esse processo eleitoral não apenas fortaleceu a democracia dentro da nossa escola, mas também evidenciou o engajamento e a capacidade de liderança dos estudantes. A participação ativa no Grêmio Estudantil não só empodera os alunos, mas também os prepara para serem cidadãos conscientes e responsáveis em suas comunidades", finaliza diretor Pascoalino.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar