Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

MS

Projeto piloto "Aprendizagem em ação" tem adesão de mais duas escolas da REE, em 2024

A proposta é de uma abordagem pedagógica personalizada, elaborada com o intuito de recuperar de maneira substancial e eficaz as aprendizagens dos estudantes.

Imagem de destaque da notícia

A SED (Secretaria de Estado de Educação) desenvolveu, em 2023, o projeto "Aprendizagem em ação", com intuito de promover educação básica de excelência e que contemple as especificidades e os desafios de estudantes no seu percurso de aprendizagem.

Ao longo do ano, o projeto propôs uma abordagem pedagógica personalizada, elaborada com o intuito de recuperar de maneira substancial e eficaz as aprendizagens dos estudantes. Além disso, buscou-se elevar o rendimento escolar e reduzir, significativamente, as defasagens nas aprendizagens, as taxas de retenção e abandono no ensino fundamental anos finais.

Primeira reunião com a EE Sebastião Santana de Oliveira

Projeto piloto

Com esse propósito, a SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), por meio da UNICOP (Unidade de Coordenação Pedagógica e da Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental) selecionou sete unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) para implementar o projeto-piloto: EE Maestro Heitor Villa Lobos, EE Orcírio Thiago de Oliveira, EE Professora Ada Teixeira dos Santos, EE Sebastião Santana de Oliveira, EE Antonio Delfino Pereira (Tia Eva), EE Professor Cleto de Moraes Costa (Tacuru) e EE Ana Maria de Souza (Selvíria) e alcançou 119 estudantes.

O público atendido é composto por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que demonstram dificuldades de aprendizagem, especialmente, em áreas como leitura, escrita, interpretação de texto, bem como habilidades básicas de matemática, as quatro operações fundamentais, uso de estratégias diversas para cálculos e raciocínio lógico.

Reunião online com as escolas do interior que desenvolverão o projeto este ano

Para a implementação do projeto nas unidades escolares contempladas, assessores escolares da SED realizam acompanhamento contínuo, no qual fornecem subsídios à coordenação pedagógica e aos professores mediadores, com orientações quanto às estratégias metodológicas, recursos diversos, entre outras sugestões.

"As ações da implementação do projeto foram muito bem-sucedidas, embora tenham apresentado resultados diversos devido ao início em momentos distintos", menciona gestora da Unidade de Coordenação Pedagógica(UNICOP/SUPED) Claudete Soares de Andrade Santos.

Em 2024, o projeto "Aprendizagem em ação" tem continuidade com adesão das unidades: EE Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, de Campo Grande e EE Odete Ignês Resstel Villas Boas, de Nioaque.

Segue o link com os relatos das experiências sobre o projeto, organizados pelas escolas, registrando e compartilhando essas vivências: https://drive.google.com/drive/folders/1OnD6hRqfccWrCqV0xrDvf1JBiPQRdu3n?usp=sharing

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo UNICOP

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis