A Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, que oferta educação em tempo integral, em Bonito, sediou, no dia 10 de maio, a etapa regional da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), no último dia 10 de maio, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Idealizado pelo professor coordenador de práticas inovadoras André Vieira Ruiz Garcia, o evento reuniu estudantes apaixonados por ciências e astronomia de várias instituições educacionais da região.
Participaram do MOBFOG 2024 as unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) Salomé de Melo Rocha (Glória de Dourados), Antônio Pinto Pereira (Jardim), Luiz da Costa Falcão (Bonito), bem como Sagrada Família e o Colégio Honorato Jacques (Funlec), que juntas, proporcionaram um espetáculo de conhecimento e inovação.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Bonito e a colaboração especial do senhor Osmar Jacques Teixeira, que forneceu o "Estação Total", equipamento essencial para as medições realizadas durante as atividades. "Agradecemos também a todos os professores colaboradores que dedicaram seu tempo e expertise para o sucesso deste evento", enfatiza matemático André Garcia.
A MOBFOG 2024 foi uma celebração da curiosidade científica e do espírito investigativo dos jovens, incentivando-os a explorar o vasto universo da ciência. Por meio de atividades práticas e teóricas, os alunos puderam experimentar a emoção de lançar foguetes e aprender sobre física, matemática e engenharia de uma maneira divertida e envolvente.
Sobre a MOBFOG
A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento anual que promove a educação científica por intermédio da construção e lançamento de foguetes, inspirando estudantes a se interessarem por áreas como física, matemática e engenharia.
O evento tem como objetivos, fomentar o interesse dos jovens pela ciência de forma lúdica e cooperativa; Promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma maneira divertida e envolvente; Mobilizar num mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
A MOBFOG é dividida em cinco níveis distintos, adequados a diferentes faixas etárias e graus de complexidade, desde lançamentos simples até projetos mais avançados que exigem maior conhecimento técnico e habilidades práticas.
A Mostra Brasileira de Foguetes também representa o Brasil em competições internacionais de foguetes, destacando o talento e a criatividade dos estudantes brasileiros no cenário mundial.
"Este evento, não apenas proporcionou uma plataforma para o aprendizado interativo, mas também destacou o potencial dos estudantes da região de Bonito como futuros cientistas e inovadores", finaliza diretora Rosemere Pereira de Souza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar