Os estudantes do 1º ano do ensino médio do itinerário de Informática, da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, estão empenhados no projeto de programação, aliado à prática de preservação ambiental.
Preservação Ambiental
No Itinerário de Informática os estudantes estão desenvolvendo um jogo de preservação ambiental: um labirinto cercado de chamas, animais e obstáculos. O objetivo é sair de uma localidade à outra, apagando os pontos de incêndio, salvando os animais e vencendo os obstáculos. A elaboração do jogo está sendo conduzida pelo professor José Luis, do Itinerário de Informática.
Toda essa trajetória ocorre em um cenário real: o Pantanal, simulando os meses de queimadas enfrentadas, geralmente no segundo semestre. O estudo desse ecossistema está sendo feito de forma interdisciplinar pela professora de Biologia da turma, Dáleth.
Visita
Para conhecer um pouco desse período de queimadas e os métodos de prevenção e combate, a turma visitou a Brigada do PREVFOGO em Corumbá, que fica localizada no Parque Marina Gatass.
A visita, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, possibilitou aos estudantes ouvir os relatos de ação da Brigada, conhecer os métodos de prevenção, atuação e combate, bem como, conhecer de perto os profissionais que trabalham nesta árdua missão de preservação: combater os incêndios no Pantanal.
De acordo com a diretora adjunta Camila Cavalcante, o estudo de campo voltado às ações do PREVFOGO e do Pantanal possibilitarão que os estudantes programem um jogo com imagens e ações reais deste problema ambiental enfrentado por corumbaenses, ladarenses e fronteiriços.
"A Gestão JGP parabeniza ao empenho dos professores neste projeto de preservação ambiental, bem como agradece ao PREVFOGO por compartilhar seus conhecimentos com os Protagonistas JGP. É a Escola Integral buscando uma educação pública de qualidade, compromisso e excelência", finaliza diretora Érica Gonçalves.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.