Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Dourados

"Festival de Queimada Escolar" é realizado na EE Professor Celso Müller do Amaral

No total foram 14 salas participando do certame, a turma do 3º ano do ensino médio auxiliou na organização geral. O projeto iniciou no dia 21 de fevereiro e findou-se no dia 29 de abril.

Imagem de destaque da notícia

A Escola Estadual Professor Celso Müller do Amaral, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, realizou no dia 29 de abril, nos turnos matutino e vespertino, o I Festival de Queimada Escolar, considerado como projeto de ensino escolar, contou com a participação de turmas do ensino fundamental parcial e integral e ensino médio integral. No total foram 14 salas participando do certame, a turma do 3º ano do ensino médio auxiliou na organização geral.

O festival, criado, projetado e coordenado pela professora doutora Ana Paula Moreira de Sousa (Educação Física) teve como objetivo principal: propiciar a participação de todos os estudantes no evento, seja como jogadores principais em quadra ou desempenhando outros papéis/funções, tais como: árbitros, anotadores, observadores fair play, cronometristas, organizadores de torcida, imprensa (fotos, vídeos e entrevistas), dentre outros.

Evento iniciou em fevereiro e encerrou no dia 29 de abril

O projeto contou com apoio dos professores da unidade escolar Luciana Pederiva (Arte), Ueslei (Projeto de Vida), Regiane Bussolo (Matemática), Gabriella (Ciências), dentre outros, direção escolar Wagner José de Souza e a diretora adjunta Elma Aparecida Gonçalves, PCPI Patrícia Bernardo e alguns avaliadores dos escudos que foram desenhados, que representaram todos os segmentos da comunidade escolar, com exceção dos pais. Agradecimentos especiais ao professor de Arte Luiz Flávio Carvalheiro, que auxiliou na decoração dos painéis e painel de foto.

Projeto

Portanto, foi um projeto que se iniciou no dia 21 de fevereiro e findou-se no dia 29 de abril. Foram dias de preparo, planejamento, trabalho e execução, para que tudo fosse exitoso. Momentos de escrita do projeto, aprovação dele pela direção e coordenação pedagógica, reuniões com os líderes e vice-líderes de sala, equipes de arbitragem e imprensa.

Estudante concedendo entrevista para emissora RIT

Foram meses de treinamentos dos jogos, gritos de guerra, ensaios de entradas das delegações, preparo para a confecção das camisetas de cada sala, com seus respectivos escudos, que foram desenhados e eleitos pela maioria como o mais bonito e criativo, em que cada turma teve sua cor própria, se diferenciando uma da outra.

Todas as fases do projeto desenvolvido foram baseadas de forma adaptada no Sport Education Model, ou seja, uma proposta nova de sequência didática para a área da Educação Física, que veio dos Estados Unidos e apresentada por um professor que esteve na escola fazendo sua pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar.

Desse modo, agradecimentos ao professor Leandro Aparecido Faleiros pela apresentação dessa sequência didática, que transformou e revolucionou o Projeto de Queimada, as aulas de Educação Física Escolar e próximos projetos. Foi realizada avaliação do projeto, com a participação da maioria dos segmentos escolares, em que foram apontados os pontos positivos, os negativos e sugestões para melhorias para os próximos projetos que ocorrerão.

"Saliento que houve mais pontos positivos do que negativos, dentre eles, alguns preponderantes: união entre as equipes, interação social entre os estudantes, esforço e empenho de todas as turmas em participar de todo evento, do início até o seu término – os estudantes foram realmente os protagonistas de todo processo, com mediação da professora organizadora e coordenadora do evento", enfatiza professora Ana Paula Moreira de Sousa.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis