Os estudantes do período noturno que cursam o bloco final (8º e 9º ano do ensino fundamental) do projeto AJA-MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) na Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, localizada no município de Bonito, experimentaram aula de Química diferente.
O professor de ciências, Alex da Silva Albuquerque de Moraes e a professora de Língua Portuguesa Thalysneia Gomes de Souza, elaboraram uma forma prática para explicar sobre os compostos inorgânicos mais comuns utilizados no cotidiano por meio da experimentação.
Após a introdução teórica os educandos foram vendados e tiveram que identificar os compostos começando pelas frutas ácidas, abacaxi, limão, ponkan, e não ácidas, maçã e banana. Depois foi a vez do ácido acético, popularmente conhecimento como vinagre, um antiácido, o bicarbonato de sódio e o NaCl, popularmente conhecimento como sal de cozinha.
O coordenador Marco Antonio de Souza Cruz ressalta que projeto prioriza a aprendizagem significativa de forma que o estudante possa perceber a aplicabilidade do conhecimento em sua vivência diária.
O projeto AJA-MS, ofertado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), tem como objetivo atender estudantes que estão com dois ou mais anos em atraso escolar. Na etapa do ensino fundamental, a faixa etária dos estudantes atendidos está entre 14 e 17, e no ensino médio com o projeto AJA-MS Novos Percursos, 17 a 21 anos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.